Nesta sexta-feira, 8 de novembro, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Itapagipe realizarão uma operação de sobrevoo com drone para mapear possíveis focos de larvas do mosquito da dengue em áreas estratégicas da cidade. A ação, conduzida pela empresa Aero Engenharia, faz parte de uma iniciativa inovadora que integra o Consórcio Cisalp, conforme a Resolução SES n.º 9035/2023, para o combate a arboviroses.
O uso do drone permitirá um mapeamento detalhado, inclusive de pontos de difícil acesso, fornecendo informações essenciais para que as equipes de endemias possam localizar e tratar áreas com acúmulo de água parada, locais propícios para o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. Entre as áreas que serão monitoradas estão os bairros Cohab I e II, Beco do Duda e a região entre as avenidas 25 e 15, incluindo as ruas 4 A e 18 no Centro.
As imagens capturadas pelo drone serão analisadas com coordenadas geográficas para identificar locais de risco. A operação de sobrevoo deve durar cerca de duas horas e contará com o apoio dos agentes de endemias do município, que acompanharão o piloto do drone para ajudar na identificação dos focos de água parada.
A Prefeitura de Itapagipe reforça que essa ação é mais um passo importante no combate ao mosquito da dengue, contribuindo para a eliminação de criadouros e a prevenção da doença no município.
Mín. 21° Máx. 32°