O Paraná vai sediar a 1ª Conferência Paranaense de Emergência Climática (Cpec 2024), que será realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. Evento reunirá pesquisadores de oito universidades que desenvolvem estudos científicos relacionados às questões ambientais e climáticas.
O objetivo é debater soluções e articular ações de pesquisa científica para enfrentar as mudanças climáticas, com foco em adaptação e mitigação de impactos ambientais, sociais e econômicos.
A iniciativa é voltada para professores e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, como climatologia, biologia, geografia, ciências ambientais e sociais, além de representantes de organizações empresariais, governamentais e da sociedade civil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 30 de novembro ( AQUI ).
A conferência é uma ação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi)em Emergência Climática e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), da Fundação Araucária; e da Itaipu Binacional.
Para o coordenador do Napi Emergência Climática, professor Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é importante aprofundar o entendimento sobre as mudanças climáticas e a necessidade de ações concretas para mitigar os efeitos. “A ideia é avançar no conhecimento sobre as mudanças climáticas e levantar medidas e ações para que seja possível enfrentar, com base na ciência, os impactos e os riscos associados à emergência climática”, afirma.
Estado investirá R$ 8,62 milhões em agentes de inovação para fomentar o empreendedorismo
PROGRAMAÇÃO– O climatologista Carlos Afonso Nobre, agraciado com o Nobel da Paz, está confirmado para a palestra de abertura da conferência, cuja programação contará com especialistas das áreas ambientais e climáticas de diferentes regiões do Brasil.
Ao longo do evento, palestras, painéis e mesas-redondas irão abordar episódios climáticos recentes, como as enchentes no Rio Grande do Sul, a seca severa na Amazônia e as queimadas acima da média em todo o país. Também haverá exposição de 68 projetos de pesquisa, desenvolvidos no Paraná e em outros estados.
ARRANJO DE PESQUISA– O Napi Emergência Climática tem como finalidade desenvolver estudos para entender e analisar como as atividades urbanas, industriais e agrícolas podem se adaptar aos cenários climáticos, que tendem a gerar mais eventos extremos. O foco é reduzir os riscos para a natureza, buscando evitar os danos causados pelas mudanças climáticas globais.
Com investimento de R$ 3,2 milhões, o arranjo de pesquisa reúne professores e estudantes das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro); da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Serviço:
Conferência Paranaense de Emergência Climática (Cpec 2024)
Data: 2 a 4 de dezembro
Local: Grand Carimã Resort & Convention Center – Av. das Cataratas, 4790 – Vila Carimã – Foz do Iguaçu
Inscrições: até 30 de novembro – AQUI
Mín. 21° Máx. 32°