O prefeito Leandro Souza, por meio da Prefeitura de Limeira do Oeste está cultivando o espírito empreendedor desde cedo com a implementação do projeto "Cultura Empreendedora" em todas as escolas municipais. A iniciativa, que visa preparar os jovens para os desafios do futuro, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae.
O programa, desenvolvido pelo Sebrae e presente em todo o país, busca despertar o potencial empreendedor dos alunos, incentivando a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe. A consultora do Sebrae, Eliana Mota, especialista em educação empreendedora, é responsável por guiar os professores nessa jornada.
Continua após a publicidade
A Prefeitura de Limeira do Oeste e o Sebrae acreditam que a educação empreendedora é fundamental para construir um futuro promissor para a cidade. Ao investir na formação de jovens empreendedores, o município está plantando as sementes do desenvolvimento econômico e social.
Sobre o projeto
A cultura empreendedora do Sebrae é uma abordagem educacional que prepara as pessoas para identificar oportunidades, tomar decisões e enfrentar desafios. É uma formação cidadã que desenvolve competências empreendedoras.
A cultura empreendedora é importante porque:
- Incentiva a inovação e o trabalho criativo
- Estimula o protagonismo juvenil e a iniciativa futura
- Desenvolve competências para que as pessoas empreendam na sua própria vida
- Capacita as pessoas a transformar ideias audaciosas em realidade
- Desenvolve habilidades que fazem com que o cidadão esteja apto a agir em direção à realização de projetos transformadores
O Sebrae oferece cursos e consultorias para ajudar os micro e pequenos empreendedores em geral.
Alguns projetos do Sebrae que estimulam a cultura empreendedora são: JEPP (Jovens Empreendedores do Brasil), Despertando Oportunidades na Escola, Educação Empreendedora, Idealab.
O Sebrae também oferece material de aprendizagem gratuito para as escolas e capacita os professores para difundir a metodologia em sala de aula.
Fonte: MG Todo Dia