Minas Gerais pode ganhar mais um feriado oficial ainda em 2025. Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei 1401/2023, que propõe a criação de um feriado estadual no dia 15 de setembro, em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado.
A proposta, de autoria do deputado estadual Leleco Pimentel (PT), avançou no começo do mês após receber parecer favorável da Comissão de Cultura da ALMG. O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça em julho do ano passado e agora segue para análise nas comissões de Desenvolvimento Econômico e Administração Pública.
Se for aprovado nas duas comissões restantes, o texto será levado ao plenário da Assembleia para votação em dois turnos. Caso receba aprovação final, seguirá para sanção do governador Romeu Zema (Novo), tornando-se oficialmente lei estadual.
Na justificativa do projeto, Leleco Pimentel destaca a importância religiosa e cultural da data para os mineiros. “A criação do feriado tem como objetivo honrar a nossa padroeira e clamar por proteção e iluminação a esta Assembleia, que deve legislar em favor da justiça social”, afirmou o parlamentar.
O projeto já está sob análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico, mas ainda não há previsão de quando será avaliado, conforme informações do Regionalzão.
Se aprovado, o dia 15 de setembro passará a integrar o calendário oficial de feriados do estado, ampliando o número de datas comemorativas com impacto direto em repartições públicas, comércio e serviços em Minas Gerais.
Mín. 19° Máx. 25°