A prefeitura de Iturama, sob a gestão do prefeito Dr. Herculano, está empenhada em promover a saúde e o bem-estar animal no município. O prefeito destacou os avanços do programa de castração animal no município, uma demanda que há muito tempo a população reivindicava.
"São cinco meses de governo e a gente está procurando corrigir todas as falhas, mesmo nas dificuldades financeiras," afirmou o Prefeito Dr. Herculano, ressaltando o esforço da administração. Ele enfatizou a importância da equipe envolvida: "Nós estamos com o doutor Alex. O doutor Alex, que é veterinário, está aqui. A meta é de 314 animais, nós estamos chegando praticamente a 200. A ideia era atingir a meta de 314, já que a população cobra muito a ação da castração. A gente queria até que essa aderência fosse maior".
O veterinário Alex, responsável técnico pelo programa, detalhou a metodologia e a qualidade do trabalho desenvolvido. "Fazemos um trabalho que a gente roda o estado de Minas Gerais todo, o estado do Rio também, e a gente faz as campanhas antes, onde os animais que nós recebemos, ele passa por um processo de triagem, todo um processo de avaliação para a capacitação de cirurgia ou não. Se ele pode ou não," explicou. A eficiência da equipe é um ponto chave: "Então aqui dentro a gente tem uma equipe de 7 pessoas, onde cada um tem sua função específica para fazer um trabalho realmente de logística muito eficiente, por isso a gente consegue esse volume grande de 100 e 120 castrações por dia de rotina."
Além da castração minimamente invasiva, o programa oferece um cuidado completo aos animais. "Todos os animais que são passados por um plano anestésico geral, todos os animais realizam castrações minimamente invasivas, não tem retirada de pontos, os animais saem medicados, com orientações para os operatórios, então todo o suporte para o doutor e para o animal a gente fornece aqui," garantiu o veterinário. A iniciativa vai além da cirurgia, incluindo a identificação dos pets: "Além de microchipagem e uma tatuagem de identificação na orelha que permite com que o animal seja rastreado, não via satélite, mas seja rastreado pelo código que a gente deixa tanto no microchip quanto na tatuagem."
O Prefeito Dr. Herculano reforçou a importância da qualidade e da segurança do programa. "É importante frisar a qualidade do trabalho, que é a segurança do nosso pet em primeiro lugar. Não é apenas castrar, é chipar e identificar. Então, o que nós estamos fazendo aqui não é apenas uma castração, mas uma identificação desse animal," concluiu, sublinhando o compromisso da gestão com a responsabilidade animal e a saúde pública em Iturama.
Fonte: MG Todo Dia
Mín. 10° Máx. 19°