Pela primeira vez, o município de Frutal recebe um mapeamento aéreo para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação é realizada pela empresa Tech Dengue, de Contagem, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Na última sexta-feira (29), drones sobrevoaram os bairros XV de Novembro, Estudantil, parte do Princesa Isabel e Nova Goiás. A iniciativa tem como objetivo identificar possíveis criadouros do mosquito, utilizando tecnologia para um controle remoto e mais preciso da infestação.
Os sobrevoos, divididos em quatro etapas, capturarão milhares de imagens que serão analisadas para auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Endemias no desenvolvimento de estratégias mais eficazes.
De acordo com Jovino Adriano, coordenador do Núcleo de Endemias, os bairros escolhidos apresentam os maiores índices de infestação registrados nos últimos anos. "Essa tecnologia permite localizar focos de difícil acesso, facilitando intervenções mais direcionadas no combate à dengue e outras arboviroses", destacou.
A ação reforça o compromisso de Frutal em aliar inovação à saúde pública, buscando reduzir os casos da doença e proteger a população.
Mín. 21° Máx. 35°